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BIG FESTIVAL: Resumo COMPLETO das PALESTRAS da Roblox no Evento.

Escritor: EnderWinn

A BIG FESTIVAL desse ano estava recheada de novas novidades do Roblox e palestras feitas com estúdios de desenvolvimento da plataforma. Antes de contar tudo, quero agradecer ao Morniratu por ter organizado os registros que tivemos no evento e fez esse post ser possível!

Agora, vamos entender o que é o evento e como o Roblox atuou nele.


O QUE É A BIG FESTIVAL?

O BIG Festival é o mais importante festival de jogos independentes da América Latina. Ele é realizado pela Bits Produções em parceria com diversas instituições como Abragames, Brazilian Game Developers, Apex, SPCine e os departamentos de cultura da cidade e do estado de São Paulo.

Além de expor ao público os mais inovadores jogos do mundo inteiro, o evento também é o principal ponto de encontro de quem quer entender a fundo o universo dos games, com palestras, workshops, keynotes e o maior fórum de negócios de games da América Latina. a Roblox decidiu fazer investimento de promover sua marca no evento, isso gerou palestras importantes de entendermos o que está acontecendo com os principais estúdios de desenvolvimento da plataforma.


PALESTRA 2 DA ROBLOX

O líder internacional da comunidade de desenvolvimento da Roblox, Mike Liu, foi o locutor principal dessa palestra sobre a plataforma, vamos falar dos tópicos que foram citados durante essa palestra.


DESAFIOS DOS GAME DEVELOPERS

Mike Liu cita os desafios enfrentados pelos desenvolvedores de jogos em geral, são eles:


CRIAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS E TRABALHOS COM PLATAFORMAS DIFERENTES: Fazer implementações para as plataformas de Desktop e Mobile não é uma tarefa fácil.


ADQUIRIR USUÁRIOS: É necessário um elevado custo monetário, e depois que adquirimos os primeiros usuários, é difícil adaptar essas mudanças para todas as plataformas e principalmente em quesitos de engajamento e entendimento.


MONETIZAÇÃO: Para buscar uma boa receita das experiências, é necessário que os usuários tenham o engajamento e que se estabilize dentro da experiência.


RETENÇÃO DE LONGO PRAZO: Toda experiência, caso tenha objetivos de receita, deve obter atualizações constantes, com novas dinâmicas e formas de engajamento para que o jogador fique mais tempo dentro do jogo.


PORÉM NA ROBLOX...

Mike Liu aponta os maiores benefícios que o Roblox disponibiliza para o desenvolvimento de um jogo dentro da plataforma são elas:


FERRAMENTAS ACESSÍVEIS: A Roblox disponibiliza ferramentas gratuitas e poderosas para que os desenvolvedores possam criar suas próprias experiências sem grandes investimentos e complexidade e com publicação das experiências feita em segundos.


FACILIDADE NA BUSCA, INTERAÇÃO E ESCALA: Os usuários conseguem fazer rápidas interações sem nenhum custo.


FACILIDADE DE ENTRADA: Os jogadores precisam apenas de um único clique para realizar o processo de entrada na experiência.


SOCIALIZAÇÃO E JOGATINA: Mike Liu cita que os usuários não jogam apenas, e sim, criam laços interativos entre os jogadores e de socialização, o que faz a retenção ser maior.


PLATAFORMA VERTICAL INTEGRADA (SUPORTE AOS DESENVOLVEDORES)

Mike Liu também diz sobre o que a Roblox oferece para as experiências e desenvolvedores dentro da plataforma, são eles:

  1. UGC

  2. Audiência

  3. Cloud API's e Ferramentas Multiplayer

  4. Identidade e Gráfico Social

  5. Data Centers e Networks Globais


ROBLOX STUDIO

Nessa parte, o Mike Liu explica sobre o que o Roblox Studio, que é a engine oficial da plataforma para a criação dos jogos, oferece para o público que quer crescer no mercado de gamedev. citando:

  1. Ambiente de Desenvolvimento Integrado: Ambientação 3D e modelos, editor de animação e editor de scripts.

  2. Colaboração de Builds e edição em equipe.

  3. Criação e uso de plugins customizáveis


IA GENERATIVA

Também foi citada o lançamento das IA's Generativas disponibilizadas na versão BETA no Roblox Studio:


CODE ASSIST: A medida que você vai montando o Script, uma IA irá fazer sugestões de códigos e funções para melhor entendimento da API da Roblox.


MATERIAL ASSIST: Você consegue gerar novos materiais a partir de um prompt onde você pode descrever como deseja o material, que será gerado por uma IA de forma simples e rápida.


PUBLICAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS

Foi reforçado que a publicação de experiências na plataforma é feita em segundos, e que não precisa da aprovação da plataforma e nem de lojas de aplicativos para a publicação, sem nenhuma taxa que deve ser paga.

Além disso, toda a receita do jogo pode ser reutilizada em investimentos internos na parte do próprio jogo e do estúdio ou desenvolvedor responsável. Tudo isso acontece de forma rápida, isso é uma coisa que deve ser refletida, pois os desenvolvedores de games que usam outras Engines precisam de investimento em muitas ferramentas, já na Roblox, tudo é muito mais facilitado e pensado no usuário e em estúdios de desenvolvimento que estão começando agora no mercado, além de abrir portas para várias STARTUPS.

ANÁLISE DE GRÁFICOS E DADOS

Foi explicado que a Roblox também oferece muita transparência sobre as informações que são coletadas com as experiências para o desenvolvedor, que é importante para saber visionar soluções futuras, melhorar determinados pontos e principalmente fazer o monitoramento do engajamento, retenção, Feedback e entre outros. Você pode analisar:

  1. Retenção, Engajamento e Monetização Indicadoras-Chave de Desempenho (KPI's).

  2. Referência de experiências Similares e da mesma Categoria.

  3. Monitoramento de Perfomance em Tempo Real.

  4. Adquirir usuários por meio de User Analytics pago.


MULTIPLAYER INERENTE

É reforçado que a Roblox também não cobra pela criação de experiências Multiplayer e que possui suporte de muitos jogadores simultâneos em apenas um único servidor. Foi citado:


  1. Multiplayer pronto uso (dando a ideia que é uma Engine que dá a sistematização de criação de jogos Multiplayer inovadora e única. Além da simplicidade).

  2. Servidores com Suporte de 100 Jogadores.

  3. A Roblox cobre os custos de hospedagem e armazenamento à medida que você escala.


FRONTLINES

E como referência, foi usado o jogo "FRONTLINES" na palestra para a demonstração das ferramentas que a Roblox pode propor para a criação de um jogo de altíssima qualidade.


MULTI PLATAFORMA E ENTRADA FLUIDA

Foi demonstrado que a Roblox oferece um sistema em que os usuários de celular podem jogar juntamente com os usuários de computador e vice-versa. Precisando apenas de alguns segundos para entrar na experiência. Além da imersão global que a Roblox oferece.


PLATAFORMA SOCIAL E EXPRESSIVA

Roblox é uma plataforma que possibilita que os jogadores façam interações e socializam entre si, com um sistema inteligente e imersivo, junto com recursos como o Chat, Chat de Voz e outros recursos que estão por vir, como as expressões em tempo real.


OPORTUNIDADES DE MONETIZAÇÃO

Foi esclarecido que a Roblox possui muitas formas de monetização que podem gerar renda ao desenvolvedor, já que os jogadores utilizam uma moeda virtual que os jogadores podem gastar na sua experiência e por via DevEx fazer a conversão para dinheiro real, são elas:

  1. Compras Internas.

  2. Premium Payout.

  3. Catálogo UGC.

  4. Anúncios Imersivos (Immersive Ads).


AUDIÊNCIA GLOBAL MASSIVA

Nessa parte da palestra, o Mike Liu começou a fazer um Call-to-Action envolvendo os números, que é o que gera mais impacto para convencer aos desenvolvedores de jogos começarem a usar a Engine do Studio e lucrar com a Roblox, foi mostrado que a Roblox possui:

  1. +66 MILHÕES de Usuários Ativos Diariamente.

  2. 56% dos usuários são maiores que 13 anos.

  3. 22% dos Usuários NÃO SÃO NORTE-AMERICANOS.

  4. +14.5B de Horas de Engajamento Trimestral.


CONEXÃO DA COMUNIDADE

Foi reforçado que a Roblox possui fóruns de desenvolvedores, onde os desenvolvedores podem pedir sugestões e receber ajudas dentro da plataforma, além de um HUB de desenvolvedores completo com vários recursos como:

  1. DASHBOARD: Oferece as análises, gráficos, dados e opções de publicações para os desenvolvedores

  2. DEV FORUM: Um fórum com objetivos de anunciar novidades do Studio, juntamente com ajudas e sugestões de outros desenvolvedores, além de desafios que valem prêmios virtuais e diversos

  3. DOCS: Oferece documentações e referência para a API da Roblox.

  4. TALENT HUB: Oferece um mercado, onde desenvolvedores podem montar seu próprio currículo para trabalhar com comissões e em projetos de desenvolvimento.

  5. CREATOR EVENTS: É uma página onde você pode se cadastrar para futuros eventos e conferências da plataforma.

  6. MARKETPLACE: Oferece uma biblioteca de ferramentas, plugins, fontes, decals, áudios, modelos e muito mais para facilitar a criação da sua experiência.


PRINCIPAIS DESENVOLVEDORES BRASILEIROS

Claro que não poderia faltar as menções de desenvolvedores que são referência no mercado mundial da Roblox, citando desenvolvedores e estúdios de desenvolvimento.


CRIADORES:

  1. Caio Albarn BR

  2. H3ICHOU

  3. khain3005

  4. Rico Fox

ESTÚDIOS:

  1. Realink

  2. ManiBlox

  3. Kokku


OPORTUNIDADES TREMENDAS DE SUCESSO

Foi mencionado a oportunidade de sucesso que você pode ter dentro da plataforma. Dentre elas:

  1. $1.1B+ foram entregues aos desenvolvedores em 2021 e 2022

  2. +164% a mais do que os dois anos anteriores


CRESCIMENTO NA MONETIZAÇÃO DE CRIADORES

Foi destacado o crescimento de monetização dos criadores. E que entre os 10, 100 e 1000 principais criadores podemos notar segmentos de crescimento:

  1. TOP #10: Crescimento de 33% ( $3.4M em 2020 - $6.1M Atualmente)

  2. TOP #100: Crescimento de 47% ( $435k em 2020 - $939k Atualmente)

  3. TOP #1000: Crescimento de 91% ( $15k em 2020 - $55k Atualmente)


VOCÊ PODE SER O PRINCIPAL

E obviamente, foi de extrema importância o Mike Liu ter enfatizado que qualquer pessoa tem o potencial de ser os principais desenvolvedores com as principais experiências, em 2022, 100 EXPERIÊNCIAS DIFERENTES entraram para o TOP #150.


LSPLASH E DOORS

Em 2022, um estúdio que possuia apenas 2 pessoas fizeram a criação de uma das maiores febres no mundo dos jogos. Em alguns meses de lançamento, o jogo Doors alcançou a incrível marca de 1B+ de visitas.


DAN SPAVENTA

Após Mike Liu ter terminado sua palestra, o Líder de Game Design e Insights, Dan Spaventa, mostrou como qualquer usuário pode ter sucesso dentro da plataforma.

Vamos compartilhar com vocês tudo que ele falou para que cada um possa aplicar em seus trabalhos tudo que um profissional com mais de 12 anos de presença na indústria tem a falar.


SAIBA DA SUA AUDIÊNCIA

Segundo Dan, você precisa ter conhecimento base do seu público e quem você possui objetivo de atrair, não dá para crescer no mercado sem ter conhecimento de qual conteúdo seria ideal para a atração do público-alvo. Algumas dicas que foram dadas na palestra:

  1. JOGUE JOGOS SIMILARES: Tente entender o porquê que os jogos de seu nicho tendem a ter hype e o que atrai os jogadores para ele.

  2. GASTE UM POUCO DE SEU TEMPO COM OS USUÁRIOS: Tente entender na cabeça do usuário o que torna ele ficar engajado com algum jogo ou sua mecânica.

  3. ASSISTA VÍDEOS NO YOUTUBE: Consulte alguns conteúdos de alguns desenvolvedores para obter conhecimento prolongado.


FOCO NA CRIAÇÃO SOCIAL DE EXPERIÊNCIA MULTIPLAYER

Dan também menciona que você precisa criar um ambiente social e multijogador, pois você deve assumir que as pessoas podem jogar com seus amigos e que a experiência deve ter flexibilidade à isso. Algumas dicas dadas por Dan:

  1. Assuma que os Usuários estão jogando com amigos

  2. Conteúdo Compartilhado e Social (dê a oportunidade de criar experiências em que os usuários podem se competir)

  3. Criação estratégica de interação social antes da partida (Lobby)


DÊ UMA EXPERIÊNCIA DE DIVERSÃO NOS PRIMEIROS 5 MINUTOS

Dan também explica que, muitos jogos no mercado de GameDev, os jogos tendem a ter tutoriais do próprio jogo MUITO LONGOS e que duram até dias, e com a Roblox, você deve jogar isso no lixo. Você precisa entregar diversão ao jogador nos primeiros 5 MINUTOS de experiência, pois o mercado MOBILE tende a ser dessa forma, com um jogo com mecânicas não tão complexas.


  1. Entregue Diversão nos primeiros 5 Minutos.

  2. Evite Tutoriais Longos e Evite muitos Textos e não sobrecarregar os Usuários com Informações.

  3. Não crie barreiras sociais (uma pesquisa mostra que os usuários tendem a descobrir como jogar o jogo sozinho)


MOTIVO PARA O USUÁRIO VOLTAR A JOGAR

Foi explicado que também é um desafio para os desenvolvedores fazer a questão de entregar engajamento suficiente à ponto do jogador voltar ao seu jogo e se divertir diariamente. Algumas dicas que foram dadas:


  1. Dê Objetivos Claros para ser um bom motivo de fazer o jogador voltar.

  2. Adicione Sistemas de Progressão, para que o usuário continue a jogar diariamente para que consiga alcançar o prêmio

  3. Garantir que os usuários estão se divertindo enquanto cumprem os objetivos.


FAÇA UM ROTEIRO DE ATUALIZAÇÕES DE LONGO PRAZO

Além do lançamento do jogo, é muito importante pensar no longo prazo e prevenir que imprevistos aconteçam, por isso, faça um planejamento de próximas atualizações do seu jogo. Algumas dicas dadas no evento:

  1. Atualizações Sustentáveis pensando no Sistema e como vai continuá-lo

  2. Pensar em novos vetores de conteúdo.

  3. Roteiro de Atualizações e planejamento organizado e sustentável.


AUDIÊNCIA E FIDELIDADE MULTI PLATAFORMA

Por mais que você pense em fazer um sistema com maior fidelidade aos usuários de Desktop, tenha em mente qual é a audiência maioral da plataforma e que seja compatível.


ESTASTÍSTICAS

  1. 72% dos jogadores jogam em MOBILE

  2. 25% dos jogadores jogam em PC.

  3. 3% dos jogadores jogam em CONSOLE.

COMPATIBILIDADE

  1. Use o que já funciona dentro da plataforma (não mude os controles)

  2. Tenha certeza que a performance está compatível no Mobile

  3. Experiências de conteúdo mais adulto tendem a ser usuários de PC


COMO PODE SER COMPARTILHADO NAS REDES SOCIAIS

Dan ressaltou a importância que seu jogo deve ser visto e compartilhado nas redes sociais, é importante que:

  1. Faça Experiências agradáveis para Streamers

  2. Use um mistério, faça contribuições para a história do seu jogo.

  3. Crie momentos que podem ser compartilhados no TikTok, Twitter ou Instagram.


PARA MONETIZAÇÃO, FREE TO PLAY E MELHORES PRÁTICAS

Também houve explicações de que o desenvolvedor deve entrar no mérito de que até que ponto e como o jogo pode ser monetizado.

  1. Saiba o que/até que ponto monetizar.

  2. Pensar em gastos que podem ser reproduzidos (comprar o item de novo).

  3. Otimize a sua loja, faça sua loja ser acessada o mais rápido possível.


EVENTOS DE TEMPO LIMITADO

Pense em eventos que podem trazer experiências exclusivas para o jogador e que dão uma determinada recompensa com um curto período de tempo disponível.

  1. Faça Eventos de Tempo Limitado.

  2. Pense em recompensas exclusivos apenas para esse evento.

  3. Efeito de Exclusividade


O FÓRUM

Dan também ressaltou a importância do uso do Dev Fórum, caso algum desenvolvedor queira reportar algum BUG ou tenha sugestões de ferramentas futuras, juntamente com os anúncios de novas atualizações, além do suporte técnico, staff e da comunidade.


FIM

Foi um longo caminho até o final, mas espero de coração ter ajudado cada um de vocês que não tiveram a oportunidade de ter ido no evento e de ter visto essas palestras!


Você também pode conferir a palestra na íntegra no canal da BIG Festival no YouTube

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